1Samuel

1Samuel 29 | Em busca de um caráter que expressa Cristo

purple and blue light digital wallpaper

Filisteus e israelitas estavam prontos para a batalha. Davi e seus homens estavam junto de Áquis, na retaguarda. Os chefes filisteus, porém, questionaram a presença dos hebreus no meio de seu exército (1Samuel 29:1-3).

Um voto de confiança

Áquis defende Davi diante dos chefes filisteus, dizendo que não viu nele nenhuma atitude culpável durante todo o tempo em que esteve com ele. Com essa afirmação percebemos que Áquis estava alheio ao que Davi vinha fazendo, depositando confiança em um homem que o enganava (1Samuel 27:8-12; 29:3).

Os chefes filisteus não se convenceram com os argumentos de Áquis, e solicitaram que Davi voltasse para a cidade onde vivia. Segundo eles, havia o risco de que Davi se voltasse contra eles durante a batalha, a fim de se redimir com o rei Saul. Ainda lembraram das canções entoadas na época em que Davi derrotou o gigante Golias, onde as mulheres enfatizavam a superioridade de Davi em relação a Saul (1Samuel 18:7; 29:4-5).

O medo dos chefes filisteus era justificável, mas Áquis não via dessa forma. O rei confiava plenamente em Davi, e deixa isso claro quando o chama e o dispensa da batalha.

Então Áquis chamou Davi e lhe disse: Assim como vive o Senhor, tu és justo, e eu me agrado de que combatas comigo, pois nada vi de culpável em ti, desde o dia em que vieste estar comigo até o dia de hoje; mas os chefes não se agradam de ti. […] Mas Áquis respondeu a Davi: Eu sei que tens sido tão bom quanto um anjo de Deus para comigo; porém os chefes filisteus disseram: Este homem não subirá conosco à batalha.

1Samuel 29:6,9

No fim das contas, ao ser afastado do campo de batalha, Davi foi preservado de uma escolha difícil: lutar entre os filisteus, preservando a confiança de Áquis mas traindo o seu povo; ou mudar de lado e matar filisteus, buscando recuperar a posição junto a Saul e decepcionando o rei Áquis.


Davi é uma das pessoas mais admiráveis da Bíblia. Pessoalmente, penso em Davi como um homem inspirador, que conheceu a Deus e viveu uma vida de intimidade com Ele. Porém, como já vimos no capítulo anterior, Davi também era falho.

Áquis via em Davi um homem justo, inculpável, digno de confiança e bom. Infelizmente, Davi estava enganando o rei filisteu, o que não era condizente com nenhuma dessas características.

Contudo, ainda que seja triste observarmos momentos da história em que Davi não expressava o caráter de Deus, essas ocasiões também servem para nos lembrar de que o Senhor usa pessoas falhas. Pessoas que erram, pessoas que pecam. Ele está disposto a lidar com a nossa bagunça, desde que nós estejamos prontos a nos arrependermos de nossos pecados.

O Senhor nos usa apesar de nossas imperfeições, mas Ele também as usa para trazer glória ao nome dEle à medida que nos transforma.

Davi estava nesse processo, assim como eu e você estamos e estaremos, até o fim de nossos dias. A pergunta que fica é: me afasto e fujo de Deus quando percebo minhas falhas? Ou levo diante dEle cada uma delas, para que Ele me transforme e use para Sua glória?

Uma semana abençoada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *