1Samuel 27 | A fraqueza de ser humano
O primeiro versículo deste capítulo mostra uma mudança em Davi. Ele decide fugir para a terra dos filisteus, para que Saul pare de persegui-lo por todo o território de Israel (o que tem efeito – 1Samuel 27:4). Essa decisão partiu de um coração que foi tomado pelo medo (1Samuel 27:1).
Abrigo com os filisteus
Então Davi, acompanhado dos seiscentos homens que estavam com ele, partiram em direção a Gate. Lá, Davi vai ter com Áquis, rei filisteu, e habita por um ano e quatro meses em seu território. Durante esse tempo, porém, Davi pede ao rei que conceda uma porção de terras a ele, e recebe a cidade de Ziclage, que se tornou pertencente aos reis de Judá (1Samuel 27:2-7).
Enquanto viviam entre os filisteus, Davi e seus homens atacavam os gesuritas, girzitas e amalequitas. Não deixavam nem homem nem mulher vivos e tomavam ovelhas, bois, jumentos, camelos e roupas. Quando questionado por Áquis, porém, Davi dizia que haviam atacado o povo de Judá, ou jerameelitas, ou queneus. Davi conquistou a confiança do rei Áquis, que deduzia que Davi era odiado entre seu povo por causa das investidas que, na verdade, Davi fazia a outros (1Samuel 27:8-12).
Este capítulo é curto, mas mostra o suficiente para percebermos novas nuances do caráter de Davi. Assim como cada um de nós, ele era um homem, um pecador. Um homem que se moveu pelo medo quando fugiu de Saul, deixando a sua terra. Um homem que mentiu e enganou para se manter seguro em território estrangeiro.
Ver um grande homem de Deus como Davi eventualmente sucumbir à natureza pecaminosa do coração humano não deve gerar em nós sentimento de superioridade, quanto menos de desprezo a ele. Pelo contrário, deve nos lembrar da graça que nos encontra quando nos arrependemos de nossos pecados.
Davi é um homem admirável não porque não pecou, mas porque voltou-se para Deus e viveu uma vida de comunhão com Ele. Davi é um exemplo para nós não porque nunca errava, mas porque confiava no Único que jamais pode errar.
Se você se sente distante de Deus por causa de trasngressões, lembre-se de que, pela graça e pelo sangue de Cristo, não precisamos continuar como escravos do pecado (veja Romanos 6).
O Senhor é Deus de reconciliação. <3