1Samuel 25 | Sabedoria que inspira
O capítulo 25 começa anunciando a morte de Samuel. Todo o Israel se reuniu e chorou a perda do profeta, que foi sepultado em Ramá. Sem dúvida, o último juiz da nação foi um dos homens mais admiráveis descritos nas Escrituras, sendo aquele que ungiu os dois primeiros reis de Israel.
Um homem insensato
Aparentemente não relacionado à morte de Samuel, é narrado o deslocamento de Davi até o deserto de Parã. Enquanto lá estava, ele e seus homens desenvolveram algum tipo de relacionamento com os pastores de um homem chamado Nabal. Pelo que podemos compreender, Davi oferecia proteção a eles no deserto (1Samuel 25:7,15-16).
Nabal era rico e estava tosquiando suas ovelhas no Carmelo (1Samuel 25:2). Quando soube disso, Davi ordenou que dez de seus homens fossem até Nabal e o cumprimentassem em seu nome. Pediram, então, que Nabal desse a Davi o que pudesse, como retribuição pelo que havia feito aos servos do homem (1Samuel 25:8).
A resposta de Nabal, porém, afronta Davi, que imediatamente convoca 400 de seus homens a irem com ele até o Carmelo (1Samuel 25:10-13).
Um servo corajoso
Um dos servos de Nabal, presenciando a reação intempestiva do seu senhor ao pedido de Davi, deduz (corretamente) que tamanha insensatez não será ignorada. O servo então vai até Abigail, esposa de Nabal, e descreve não apenas as mensagens trocadas, como também o bem que os homens de Davi haviam feito aos de Nabal enquanto estavam no campo (1Samuel 25:14-16).
Além disso, este homem mostra grande ousadia ao dizer para Abigail que seu marido era mau, e portanto, precisava de uma intervenção (1Samuel 25:17). O servo compreendia que, caso Abigail permanecesse alheia à ação tola de seu marido, a morte encontraria a casa de Nabal. Mesmo em uma posição considerada inferior, o homem encontra graça em Abigail, que o ouve e segue seu conselho.
Uma mulher sábia
Abigal se apressa em providenciar uma solução para o problema que seu marido havia criado. Ela reuniu grande quantidade de comida e vinho e foi ela mesma ao encontro de Davi, antes que este chegasse com seus homens e causasse a destruição que pretendia (1Samuel 25:18-20).
Quando se encontraram pela encosta do monte, Abigail prostrou-se aos pés de Davi e implorou por sua misericórdia, assumindo o erro de Nabal como seu. Ela ofereceu os presentes a Davi e seus homens e pediu que Davi não tomasse sobre si a culpa de derramar o sangue da casa de Nabal (1Samuel 25:24-31).
As palavras de Abigail são sábias e declaram benção e vida sobre Davi, servindo como bálsamo para este homem que vivia um momento tão difícil. Isto é tão verdadeiro, que Davi louva ao Senhor pelo encontro com Abigail (1Samuel 25:32-34), indicando que Davi reconheceu que a sabedoria que a esposa de Nabal havia demonstrado era, na verdade, instrumento do Senhor para a sua vida.
Quando Abigail volta para casa e encontra Nabal, o mesmo está festejando embriagado, completamente alheio ao risco de vida em que tinha se colocado ao desafiar Davi. No dia seguinte, Abigail conta o que havia acontecido e Nabal fica paralisado. Dez dias depois, o Senhor o fere, e ele morre (1Samuel 25:36-38).
Davi fica sabendo da morte de Nabal e louva ao Senhor, porque foi vingado sem que tivesse que derramar sangue. O acontecimento serviu ainda para que Davi lembrasse de Abigail e reconhecesse ainda mais a sua sabedoria, o que o levou a tomá-la como sua esposa (1Samuel 25:39-40).
Abigail recebe a mensagem dos servos de Davi com humildade, declarando com reverência que o servirá.
Aos meus olhos, Abigail é uma das mulheres mais inspiradoras da Bíblia. Apesar de ser casada com um homem insensato, ela era sábia, e buscou evitar a destruição que a tolice de Nabal causaria. De fato, ao interceder junto a Davi, Abigail garantiu que a vida de muitos fosse poupada.
A atitude sábia de Abigail certamente encontrou favor aos olhos o Senhor, que fez justiça a Nabal, o que levou ao casamento da viúva com Davi. Aliás, a reverência que mostra por Davi ao ser levada como sua esposa revela seu coração submisso e servil.
Eu preciso ser uma esposa como Abigail. Sábia, ágil para lidar com os problemas, humilde, serva e que busca sempre o bem e não o mal (Provérbios 31:12). Na verdade, não apenas como esposa, mas como filhos de Deus, precisamos cultivar essas virtudes.
As pessoas mostradas na narrativa bíblica não são inalcançáveis para nós. Com exceção de Jesus, todos os homens e mulheres que pisaram na terra pecaram, e precisam da graça de Deus (Romanos 3:23). Sendo assim, podemos ver em cada uma das histórias contidas na Palavra de Deus que é apenas com Ele que somos transformados e podemos nos parecer mais com Jesus.
Há esperança para nós, e ela está na comunhão com o Cristo.
Desejo a ti uma quarta feira alegre na presença de Deus 🙂