1Samuel

1Samuel 22 | O fruto da ira é a morte

a man inside a cave

Davi deixou Gate e foi para a caverna de Adulão, a fim de se esconder de Saul. Ao saber a localização de Davi, seus familiares vão até lá para encontrá-lo, bem como diversas pessoas que estavam com dificuldades. Aparentemente, muitas dessas pessoas estavam insatisfeitas com o reinado de Saul, e fizeram de Davi o seu líder (1Samuel 22:1-2).

Para proteger seus pais, Davi leva-os à presença do rei de Moabe e pede que ele conceda abrigo até que soubesse o que Deus faria dele. Durante todo o tempo em que Davi esteve na fortaleza em Mispá, seus pais habitaram com o rei moabita. O profeta Gade, no entanto, pede que Davi vá à terra de Judá, para onde ele parte, se dirigindo ao bosque de Herete (1Samuel 22:3-5).

A crescente insensatez de Saul

Em Gibeá, Saul questiona a fidelidade de seus servos ao saber que Davi havia sido encontrado. Entre os presentes estava o edomita Doegue, que viu Davi falar com o sacerdote Aimeleque em Nobe (1Samuel 21:7). Doegue conta tudo para Saul, que manda chamar os sacerdotes que estavam em Nobe.

Saul confronta Aimeleque, acusando-o de ajudar Davi a fugir do rei. O sacerdote responde enaltecendo a fidelidade de Davi, porque – até onde sabia – o genro do rei possuía lugar de honra. Além disso, como vimos, Davi havia mentido para o sacerdote dizendo que estava em uma missão em nome do rei (1Samuel 21:2). Aimeleque não estava ciente do que verdadeiramente acontecia entre Davi e Saul, mas infelizmente o rei não mostra nenhum tipo de compreensão desse fato, ou estende misericórdia.

Sendo assim, a decisão de Saul mais uma vez reflete o estado do seu coração. O rei ordena que os homens de sua guarda matem todos os sacerdotes do Senhor em Nobe, porém os servos se recusaram a cometer tal ato. Isso deixa claro o quão insensata foi a decisão de Saul, ao ponto de causar a insubordinação de seus servos. A ira dominava o coração do rei de maneira doentia.

Porém, Doegue não se intimidou com a tarefa de assassinar os sacerdotes do Senhor. Ele não só matou oitenta e cinco sacerdotes, como também atacou os moradores de Nobe, matando homens, mulheres, meninos e crianças de peito, além de bois, jumentos e ovelhas. A destruição causada em Nobe certamente tinha a intenção de servir como um alerta para aqueles que cogitassem ajudar Davi em sua fuga do rei. Mas, mais do que isso, era uma afronta ao próprio Deus.

Ninguém é páreo para Ele. Em meio ao caos e morte que permeava Nobe, o Senhor estava agindo.


Um dos filhos de Aimeleque, Abiatar, consegue escapar e vai até Davi, contando a ele tudo que havia acontecido. Abiatar era apenas mais um entre muitos outros que estavam com problemas ou desesperados.

Fica comigo, não temas; porque quem procura a minha morte também procura a tua; comigo estarás em segurança.

1Samuel 22:23

As palavras de Davi mostram a confiança que havia em seu coração. Na caverna de Adulão, ele se tornou líder de muitas pessoas. Nesse lugar de esconderijo, enquanto fugia de Saul, Davi foi preparado pelo Senhor para se tornar um grande rei de Israel. Mesmo diante das circunstâncias desfavoráveis, Davi não teme, porque acredita que o Senhor fará justiça a ele. Mais do que isso, acredita que as promessas de Deus sempre são cumpridas.

Davi sabia que, por mais desafiadora que fosse a situação em que se encontrava, sempre havia esperança, porque Deus estava com ele. Nada é difícil demais para o Senhor!

Que seja um domingo cheio da presença de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *