1Samuel 19 | O poder do Espírito de Deus
O desejo de Saul pela morte de Davi aumentava cada vez mais. No início desse capítulo, é narrado que o rei ordenou ao filho Jônatas e a todos os seus servos que matassem Davi.
O amigo que intercede
Conforme o capítulo anterior mostra, Jônatas e Davi eram muito amigos. Por essa razão, Jônatas avisa Davi sobre o intuito de seu pai de matá-lo. Além disso, Jônatas também intercede diante de Saul em favor do amigo.
Os argumentos apresentados por Jônatas lembravam Saul das vitórias atribuídas a Davi, que na verdade tinham sido em nome do rei e operadas pelo Senhor (1Samuel 19:4-5). Como resultado da intervenção de Jônatas, Saul jura (em nome do Senhor) que não matará Davi, e este passa a servir o rei como antes.
A esposa que ajuda
Davi retomou suas funções como servo do rei, usando música quando o espírito mau vinha sobre Saul. Certo dia, enquanto tocava a harpa, Davi é atacado por Saul e sua lança novamente. Dessa vez, porém, Davi foge.
Saul envia mensageiros até a casa de Davi, a fim de matá-lo. Sua esposa, porém, o avisa e ajuda a escapar. Além disso, ela também engana os mensageiros, de modo a proteger Davi.
É importante lembrar que a esposa de Davi, Mical, era filha de Saul. Logo, as duas ajudas que Davi recebeu até o momento nesse capítulo vieram de dois dos filhos de Saul. O Senhor usou pessoas improváveis tanto para auxiliar Davi quanto para confrontar Saul.
O profeta que acolhe
Depois de conseguir escapar, Davi vai até Samuel, em Ramá. Dali, os dois partiram para Naoite e lá ficaram (1Samuel 19:18).
Davi sabia a quem recorrer. Samuel havia ungido Saul como primeiro rei de Israel, e também ungiu Davi para ser o próximo no trono. Ou seja, Samuel já sabia que era do desejo do Senhor que o reinado de Saul desse lugar ao reinado de Davi. O que – aparentemente – nenhum deles sabia, no entanto, era como e quando isso aconteceria.
Por isso, creio que Davi busca o auxílio do profeta a fim de ser aconselhado e compreender quais deveriam ser seus próximos passos. Samuel, por sua vez, recebe e acolhe Davi.
Quem impedirá o mover do Espírito?
Saul fica sabendo que Davi está em Naoite com Samuel, por isso enviou mensageiros para que capturassem Davi. O grupo enviado pelo rei encontra uma companhia de profetas, liderados por Samuel, profetizando. Nesse momento, o espírito de Deus foi sobre os mensageiros de Saul, e eles também profetizaram. Ao saber disso, Saul enviou outros mensageiros, que também profetizaram. Saul voltou a enviar mais mensageiros, e eles também profetizaram (1Samuel 19:19-21).
Saul então decide ver por ele mesmo, partindo em direção a Naoite. O Espírito de Deus foi sobre Saul também, e ele teve manifestações proféticas diante de Samuel durante todo o dia e toda a noite. Na forma como a história é narrada, percebe-se que houve uma diferença entre Saul e seus mensageiros (1Samuel 19:23-24).
Ao tomar os mensageiros, o Senhor impediu Davi de ser capturado e também propiciou a vinda de Saul até eles.
Para o rei, esta não foi a primeira vez entre os profetas, como já vimos no capítulo 10. No acontecimento mencionado, é dito que Saul foi transformado por Deus. Agora, vemos que a dureza de coração do rei só aumentava, enquanto era dominado pela inveja e orgulho. E, mesmo assim, o Espírito se apoderou dele de forma extraordinária.
O Espírito de Deus se move de acordo com a Sua vontade. Às vezes agimos e falamos como quem realmente acredita que algo pode impedir o Senhor de agir, ou que Ele precisa da nossa permissão, mas a verdade é que até mesmo os corações mais endurecidos se dobram a Ele quando invadidos.
Davi é um homem de destaque na Bíblia, mas, assim como cada um de nós, ele precisou de pessoas. Nesse capítulo, vemos que o Senhor usou o amigo mais chegado de Davi, sua esposa Mical e o profeta Samuel como instrumentos para guiar a fuga de Davi.
E, assim como Deus usou as pessoas próximas a Davi para ajudá-lo (talvez sem elas nem perceberem isso), Ele também deixou aqueles que representavam o inimigo de Davi completamente entregues ao Espírito. Olhando para essa história, deixo a pergunta: há algo que o Senhor não pode fazer?
Há algum coração duro demais que não se dobre ao mover do Espírito, se essa for a vontade dEle? Há alguma pessoa capaz de evitar ser usada por Deus para ajudar um de Seus filhos?
O Senhor é soberano e poderoso, e nada foge do controle das Suas mãos! <3