1Samuel 16 | O rei que serviu primeiro
Neste capítulo somos apresentados a Davi, sem dúvida um dos homens mais conhecidos da Bíblia. Os acontecimentos narrados marcam o início da transição do reinado em Israel, de Saul para Davi.
O próximo rei de Israel
O Senhor ordena que Samuel encha seu vaso de azeite e vá até Belém, a fim de ungir um dos filhos de Jessé como rei de Israel, em lugar de Saul. Para evitar que Saul desconfiasse e procurasse matar Samuel, Deus o orienta a levar uma bezerra e oferecê-la em sacrifício para o Senhor, convidando Jessé e sua família para participar (1Samuel 16:1-5).
Jessé apresenta sete filhos a Samuel, mas nenhum deles era o escolhido. Então Samuel questiona se eram estes todos os filhos, ao que Jessé responde negativamente. À ordem de Samuel, Jessé manda buscar o caçula da família, Davi, que cuidava das ovelhas.
O próprio pai de Davi não via grande valor nele, de modo que sequer pensou em chamá-lo para a presença de Samuel até que não fosse questionado. Aqui também percebemos o primeiro ofício de Davi, como pastor de ovelhas.
Ao ser apresentado diante de Samuel, Davi é ungido diante de seus irmãos como rei de Israel. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.
Saul é servido por Davi
Em contrapartida, o Espírito do Senhor se retira de Saul, e um espírito mau passa a atormentá-lo. Seguindo o conselho de seus servos, o rei ordena que seja encontrado um homem que toque harpa para que ele se sinta melhor.
Um dos servos indica Davi, dizendo que ele sabe tocar bem, é forte, destemido, guerreiro, mestre nas palavras, de boa aparência e, o mais importante, que o Senhor estava com ele (1Samuel 16:18). Saul de fato se agradou muito de Davi e o fez seu escudeiro. Sempre que o espírito mau atormentava Saul, Davi dedilhava a harpa e o rei sentia alívio, pois o espírito se retirava dele.
O Senhor não orquestra Seus planos como os homens. Davi não tomou o trono de Saul pela força, nem mesmo reclamou a posição de rei após ser ungido por Samuel. Na verdade, Davi serviu a Saul. Essa atitude aponta para a liderança servil de Jesus, além de falar sobre o caráter de Davi, muitas vezes visto na Palavra como um tipo de Cristo.
É interessante também notar o papel da música nesse relato. Já nessa época, Davi usava a harpa como instrumento, e sabemos que ele veio a ser o maior salmista da Bíblia, sendo que mais de 70 salmos são atribuídos a ele. Foi Davi quem instituiu música no templo durante o seu reinado, ministrando ao Senhor com instrumentos e cânticos (1Crônicas 23:5, 25).
A adoração na forma musical tem impacto espiritual. Aquilo que cantamos ao Senhor e também aos nossos próprios corações pode nos transformar.
Nesse capítulo, Samuel chegou a Jessé com o objetivo de ungir um de seus filhos como rei de Israel, e vemos que logo o profeta recebe uma repreensão do Senhor.
Mas o Senhor disse a Samuel: Não dê atenção à aparência ou à altura dele, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como o homem vê, pois o homem olha para a aparência, mas o Senhor, para o coração.
1Samuel 16:7
Quando somos apresentados ao rei Saul, no capítulo 9, ele é descrito como um homem imponente, alto, bonito. Diz-se até mesmo que não havia outro como ele. Davi, por outro lado, parecia ser um menino comum. Era o caçula entre oito irmãos e cuidava das ovelhas de seu pai.
O início da história de Davi não é grandioso. Mais tarde, veremos que, na verdade, o Senhor usou os anos iniciais da vida dele para forjá-lo e prepará-lo, mas nesse exato momento não há nada de extraordinário em Davi. Pelo menos não à vista dos homens.
Davi foi descrito como um homem segundo o coração do Senhor (1Samuel 13:14). Deus viu algo nele quando ninguém mais viu. O Senhor via quem Davi se tornaria, mas também via tudo aquilo que já havia sido cultivado e frutificava em seu jovem coração.
Como filho, Davi serviu ao seu pai pastoreando o rebanho de ovelhas. Como escudeiro de Saul, Davi serviu com música e a presença do Espírito de Deus, que era com ele. O verdadeiro serviço mostra humildade e obediência. Só o Senhor conhece os corações e vê com clareza se estão servindo para os olhares dos homens ou para obedecê-Lo.
Façamos tudo para a audiência de Um, e o restante será transbordar. Ele te vê!
Boa semana para ti 🙂