textured backdrop of eco sackcloth with crumpled surface

O capítulo 6 inicia com uma questão: “o que faremos com a arca do Senhor?”. O pânico pairava sobre os filisteus enquanto buscavam uma forma de mandá-la de volta para o povo de Israel.

Deus ou acaso?

Sacerdotes e adivinhos orientam os filisteus a enviarem a arca juntamente com uma oferta de culpa, composta por cinco tumores e cinco ratos de ouro, representando os cinco governantes e as cinco cidades afligidas. Com a oferta de culpa, eles esperavam que o Senhor os livrasse da praga que os afligia (1Samuel 6:3,5).

Além disso, a arca foi transportada em uma carroça nova, conduzida por duas vacas que tinham acabado de dar cria, sobre as quais nunca foi colocada a canga de um arado (1Samuel 6:7). Naturalmente, as vacas teriam a tendência de voltar de onde vieram, pois não estavam habituadas ao jugo. Se fossem guiadas pelo seu instinto, também voltariam para junto de seus bezerros.

Por isso, os filisteus estabeleceram que, se as vacas se dirigissem a Bete-Semes, isso significaria que foi o Senhor quem os feriu. Do contrário, teria sido um mero acaso.

As vacas não se desviaram nem para um lado, nem para o outro, e entraram na cidade de Bete-Semes.

Da alegria ao lamento

Os moradores da cidade de Bete-Semes se alegram ao contemplar a chegada da arca em seu território. A carroça é quebrada e utilizada para fazer fogo, enquanto que as vacas são mortas e oferecidas ao Senhor como holocausto. A seguir, vemos que o Senhor mata setenta homens, porque olharam para dentro da arca do Senhor.

Bete-Semes era uma cidade de levitas, que foram justamente os homens designados para o manejo da arca (Números 3:31, Deuteronômio 10:8, Josué 21:16). Tristemente, há pelo menos quatro violações da Lei neste capítulo, sendo que duas delas foram cometidas pelos próprios levitas.

  1. O transporte da arca deveria ser feito com varas, não em uma carroça (Êxodo 25:13-14).
  2. As ofertas de culpa dos tumores e ratos de ouro não se enquadram naquilo que foi estipulado na Lei (Levítico 5:14-6:7).
  3. Os holocaustos de rebanhos bovinos deveriam ser de machos, mas neste caso foram fêmeas (Levítico 1:3).
  4. Os levitas olharam para dentro da arca da aliança (Números 4:5-6).

O povo lamenta muito pelas mortes e envia mensageiros para Quiriate-Jearim pedindo que buscassem a arca.


Nem mesmo os israelitas souberam o que fazer com a arca. Assim como os filisteus, desejaram se livrar logo dela, a fim de evitar mais mortes.

Os homens de Bete-Semes disseram: Quem poderia permanecer diante do Senhor, este Deus santo? A quem enviaremos para que se afaste de nós?

1Samuel 6:20

Logo aqueles que deveriam zelar pela arca de Deus mostram tanto desprezo pelo que ela representa quanto os povos pagãos. Não havia temor, nem desejo por obedecer fielmente àquilo que Deus havia estabelecido na Lei.

Essa história me mostra que títulos não garantem nada. Pouco adianta viver sob o título de levita (ou cristão) e não agir de acordo. É suficiente estar incluído no povo de Deus, mas não compreender aquilo que Ele quer de nós? Ou, ainda, compreender mas não obedecer?

Em toda a Bíblia, o Senhor mostra o Seu desejo pelo coração do Seu povo, pelo arrependimento genuíno e pela obediência alegre. Em 1Samuel não tem sido diferente, e isso é o que tem permeado nossas reflexões até aqui.

Espero que você esteja sendo abençoado! Bom fim de semana 🙂

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *