A discípula Dorcas e o Dia da Mulher
Ao passarmos pelo livro de Atos nos deparamos com a história de uma discípula chamada Dorcas. A Palavra a descreve como uma mulher que fazia muitas obras e dava esmolas.
Além disso, Dorcas parece ter sido uma mulher amada. Ao discorrer sobre o acontecimento de sua morte, Lucas não poupa palavras para expressar o sentimento de dor e lamento que permeou Jope.
Após prepararem o corpo de Dorcas, os discípulos pedem que Pedro venha até a cidade. Ao chegar lá, Pedro ora e ordena a ela que levante. As Escrituras nos dizem, então, que este acontecimento se tornou conhecido e muitos creram no Senhor.
A vida, morte e ressurreição de Dorcas serviram como testemunho. Enquanto viveu, foi discípula fiel e participou da boa obra do Senhor com generosidade. Em sua morte, gerou comoção entre os discípulos e se mostrou querida pelas amigas viúvas. Quando voltou à vida, a história do milagre levou muitos a crerem em Cristo.
Sem dúvidas, tudo o que Dorcas nos ensina hoje é proveniente da graça de Deus e para a glória dEle. O Senhor a convidou para fazer parte de uma história muito maior do que ela mesma, e esse convite está disponível a nós também hoje.
Dito isso, eu oro que o Senhor nos conduza a fim de sermos as Dorcas dos nossos dias. Discípulas que se colocam à disposição do Senhor para fazer parte da Sua obra aqui na terra. Mulheres generosas e amigas queridas.
Mas, além disso, que Ele permita que nós sejamos testemunhos vivos, ainda que isso nem sempre seja agradável para nós. Que Ele nos conduza através das estações de morte para que possamos levar vida a outros, carregando sempre conosco as boas novas do Evangelho.
Feliz Dia da Mulher! 🤍
Texto base: Atos 9:36-42